Artigos

2021

MARTÍNEZ-VALCÁRCEL, Nicolás.; ORTEGA-ROLDAN, Martha.; GARCÍA-MARÍN, Ramón.; PASQUALE, Rosana.; CARBONE, Graciela.; CHAVES, Edilson Aparecido (Org.). Los materiales, los trabajos del alumnado y las huellas en la enseñanza de la Historia de España: Estudio de Caso. Murcia, Espanha: Lencina-Quílez, 2021. Disponível em:   https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/104401/1/Materiales_trabajos_alumnado_huellas_ense%C3%B1anza_Historia_Espa%C3%B1a_estudio_caso.pdf

MARTÍNEZ-VALCÁRCEL, Nicolás.; ORTEGA-ROLDAN, Martha.; GARCÍA-MARÍN, Ramón.; PASQUALE, Rosana.; CARBONE, Graciela.; CHAVES, Edilson Aparecido (Org.). Os materiais, o trabalho dos alunos e as marcas no ensino da História da Espanha: Estudo de Caso. Murcia, Espanha: Lencina-Quílez, 2021. Disponível em:  https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/105281/1/materiais_trabalho_alunos_marcas_ensino_Historia_Espanha.pdf

 PAULA, Adalberto Penha de; BUFREM, Leilah Santiago . Educação do Campo, Território e a escola da/na ilha no litoral do Paraná. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, v. 30, p. 233-252, 2021.

PAULA, Adalberto Penha de; BUFREM, Leilah Santiago . Produção científica no contexto educacional dos povos do campo, águas e florestas. PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 17, p. 1-25, 2021.

SIMÕES, PIERANGELA NOTA ; LÜDERS, DEBORA ; JOSÉ, MARIA RENATA ; ROMANELLI, GUILHERME ; LÜDERS, VALÉRIA ; SANTOS, ROSANE SAMPAIO ; DE ARAÚJO, CRISTIANO MIRANDA . Musical Perception Assessment of People With Hearing Impairment: A Systematic Review and Meta-Analysis. American Journal of Audiology, v. 30, p. 1-16, 2021.

2020

ROSA, MARINA COMERLATTO DA ; PAULA, Adalberto Penha de . Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de ciências da natureza. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 3-21, 2020.

TEUBER, Mauren ; ROMANELLI, GUILHERME GABRIEL BALLANDE . O processo de escolha dos livros didáticos por professores de Arte1: Mediações (in)imagináveis. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS, v. 13, p. 114-137, 2020

2019

CHAVES, Edilson Aparecido. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 35, p. 159-181, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68936

GARCIA, Tânia M.  F. BragaRODRÍGUEZ, Jesús  RODRÍGUEZ ; ANICHINI, Alessandra . Apresentação – Pesquisas sobre manuais escolares e mídias educativas: tensões e interações entre impresso e digital. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 35, p. 9-18, 2019.

GARCIA, Tânia M. F. BragaSILVA, Vivian Batista da . De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 135-158, 2019. https://www.scielo.br/pdf/er/v35n74/0104-4060-er-35-74-173.pdf

MARTINS, A.A.GARCIA, N.M.D. . Artefato da cultura escolar e mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise. EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 173-192, 2019 

RODRIGUES JUNIOR, OSVALDO. A história entre a escola -tradicional- e a escola -nova-: os manuais de didática da CADES / The history between the “tradicional” school and the “new- school: CADES’ textbooks. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 2, p. 130-152, 2019.

RODRIGUES JUNIOR, OSVALDO; SEBA,L. A Ditadura Militar narrada nos livros didáticos de História. História & Ensino, v. 25, p. 217-237, 2019.

ROMANELLI, GUILHERME GABRIEL BALLANDE. Entre o digital e o impresso: perspectivas nos manuais e mídias para o ensino de música no Brasil. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA, v. 18, p. 57-67, 2019.

2018

SCHLICHTA, C. A. ; ROMANELLI, G. G. B. ; TEUBER, Mauren . Livros didáticos para o ensino da arte: não peça a eles o que eles não podem te dar.. REVISTA GEARTE, v. 5, p. 312-325, 2018.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora ; GARCIA, Tânia M. F. Braga . Trajetórias do ensino de História no Brasil e os manuais didáticos de História da América. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 19-37, 2018.

2017

Hegeto, Leia C. ; GARCIA, Tânia M. F. Braga . Significados da Didática como disciplina escolar nos manuais de Didática Geral. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO), v. 17(1), p. 20-36, 2017.

2016

RODRIGUEZ, Jesús R.; MARTINEZ, J. B. ; GARCIA, Tânia Braga. (Org.) Revista Profesorado curriculum y formacion del profesorado. 20. ed. Granada: Universidad de Granada, 2016.