Trabalhos publicados em eventos

2020

BORSATTO, J. M. ; MARTINS, A.A. . Ensino de Física e Gênero: uma análise dos livros didáticos de Física do PNLD 2018. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020, Florianópolis, SC. Anais XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo, SP: Editora da SBF, 2020. p. 1-8.Link: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xviii/programa/

CUNHA, Lucas M.; GARCIA, Tânia M. F. Braga. A avaliação nos livros didáticos de Física do PNLD: estudo sobre as orientações presentes no manual do professor. In: XVIII EPEF (Encontro de Pesquisa em Ensino de Física), 2020, Florianópolis. A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos?. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2020, p. 1-8.

GOIS, Diego M.; GARCIA, Tânia M. F. Braga. Livros didáticos de História e professores indígenas: Relatos dos usos dos livros escolares na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil. In: Perspectivas do Ensino de História – Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa, Paraná. Perspectivas do ensino de história ‘Histórias, memórias e projetos para o ensino de História no Brasil’. Ponta Grossa, PR: Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História, 2020, p.1-10.

MATUCHAKI, G. Z. ; MARTINS, A.A. . O livro didático de física e manual do professor: Análise das orientações didático-pedagógicas das coleções didáticas do PNLD 2018. In: SEI SICITE 2020 – X Seminário de Extensão e Inovação – XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2020, Toledo, PR. Anais do SEI SICITE 2020 – X Seminário de Extensão e Inovação – XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Curitiba, PR: Editora da UTFPR, 2020. p. 1-7. link: https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2020/paper/viewFile/7536/3064

MORAES, Marcelo A. B. ; GARCIA, Tânia M. F. Braga . O papel do livro didático de História no trabalho remoto em regime especial durante a pandemia: revisitando teorias, conceitos e funções. In: Perspectivas do Ensino de História- Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa, Paraná. Perspectivas do ensino de história ‘Histórias, memórias e projetos para o ensino de História no Brasil’. Ponta Grossa, PR: Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História, 2020, p. 1-10.

SOUZA, José Leandro L.; GARCIA, Tânia M. F. Braga. A relação entre livros didáticos e outros materiais de ensino: objetos educacionais digitais sugeridos nos livros didáticos de Física. In: XVIII EPEF (Encontro de Pesquisa em Ensino de Física), 2020, Florianópolis. A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos? São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 2020, p. 1-8.

XAVIER, L. E. ; FLORCZAK, M. A. ; MARTINS, A.A. . Astronomia nos livros didáticos de Física do 1º ano do Ensino Médio: uma análise do PNLD 2018. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020, Florianópolis, SC. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo, SP: Editora da SBF, 2020. p. 1-8. link: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xviii/programa/

2019

CHAVES, Edilson Aparecido. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 35, p. 159-181, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68936

CUNHA, Lucas M.SOUZA, José Leandro L.; GARCIA, Tânia M. F. Braga. A Avaliação em livros didáticos de Física do PNLD: orientações presentes no manual do professor. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física? SNEF 2019, Salvador, BA. Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva. São Paulo: SBF, 2019, p. 1-8.

FRANÇA, P. S. ; MARTINS, A.A. . Livros didáticos de Biologia nas pesquisas em Educação em Ciências: uma análise da produção recente. In: XII ENPEC – XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal, RN. Anais do XII ENPEC – XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro, RJ: Abrapec, 2019. Link: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/indiceautor_1.htm

LOUS, Bruno H. C. ; GARCIA, Tânia M. F. Braga . Significados da contextualização em livros didáticos de Física do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física? SNEF 2019, Salvador, BA. Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva. São Paulo: SBF, 2019, p. 1-8.

LUZ, Adriano R.; GARCIA, Tânia Braga. Jovens e expectativas de estudos em nível superior: elementos para ressignificar a Física no Ensino Médio. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física? SNEF 2019, Salvador, BA. Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva. São Paulo: SBF, 2019, p. 1-8.

MORAES, Marcelo A. B. ; GARCIA, Tânia M. F. Braga . O Papel do Guia do Livro Didático de História/PNLD no processo de escolha dos livros pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: 300. Simpósio Nacional de História, 2019, Recife, PE. História e o futuro da educação no Brasil. Recife, PE: ANPUH-Brasil, 2019, p. 1-12.

NASCIMENTO, Fernanda  E.; GARCIA, Tânia M. F. Braga. Didática da Física: contribuições dos manuais didáticos para a constituição de uma disciplina escolar. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física? SNEF 2019, Salvador, BA. Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva. São Paulo: SBF, 2019, p. 1-8. 

SANTOS, T. A. ; MARTINS, A.A. ; GARCIA, N.M.D. . As concepções pedagógicas presentes nos livros didáticos de Física: um estudo sobre os livros aprovados no PNLD 2015. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador, BA. Atas do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, SP: Editora da SBF, 2019.  p. 1-8. Link: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/programa/

 2018

FABRÍCIO, L. ; MARTINS, A.A. . Alfabetização Científica na Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos livros didáticos do PNLD 2016. In: VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – VI SINECT, 2018, Ponta Grossa, PR. Anais do VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – VI SINECT. Curitiba, PR: Editora da UTFPR, 2018. Link: http://www.sinect.com.br/2018/