Destaques & Noticias

30-31 AGO 23 A 01 SET 23

CONFERÊNCIA IARTEM SANTIAGO DE CHILE

Conferência Regional da América Latina CHILE IARTEM – USACH:

MATERIAIS DIDÁTICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUEM PARA A EQUIDADE, INCLUSÃO E INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE .

Para mais informações acesse:

06 ABR 22

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA 16th IARTEM CONFERENCE (Florence, Italy)

Um grupo de professores/as e alunos/as do PPGE e pesquisadores/as ligados ao NPPD/UFPR apresentaram resultados de suas pesquisas na 16th IARTEM Conference “Disciplinary and trans-disciplinary knowledge and skills for an uncertain future: Are educational media up to it?”, evento realizado de 6 a 8 de abril de 2022, em Florence, Itália.
O evento foi organizado pelo INDIRE (Istituto Nazionale di Documentazione, Innovazione e Ricerca Educativa), pela IUL (Università Telematica degli Studi) e pela IARTEM (International Association for Research on Textbooks and Educational Media).
A coordenadora geral da Conferência foi a Dra. Alessandra Anichini, pesquisadora do INDIRE e membro da Diretiva da IARTEM.
Em razão das medidas sanitárias estabelecidas pelo governo italiano para ingresso de estrangeiros naquele país, a participação do grupo brasileiro ocorreu de forma remota. O PPGE/UFPR esteve representado por 24 pesquisas orientadas por Professores da Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, Doutores/as Alisson Antonio Martins, Gláucia da Silva Brito, Guilherme Gabriel Ballande Romanelli, Nilson Marcos Dias Garcia e Tânia Maria F. Braga Garcia.
Outras instituições brasileiras também estiveram representadas por meio de pesquisadores ligados ao NPPD/UFPR, entre os quais o Dr. Álvaro Emilio Leite (UTFPR), Dr. Alysson Ramos Artuso (IFPR), Dr. Edilson Aparecido Chaves (IFPR).
Acesse o programa completo aqui

Sessão temática de Ciências Naturais e Física, com apresentação de 18 trabalhos de participantes brasileiros. (print da tela, 6 abr. 22)

05 AGO 21

Nova Publicação
Textbooks and Educational Media: Perspectives from Subject Education
Editors:Péter Bagoly-Simó & Zuzana Sikorová
Springer

28 JUL 2021

IARTEM, INDIRE and IUL are pleased to announce that the 16th International Conference on Textbooks and Educational Media will take place in Florence on 6–8 April 2022

01 MAI 2021

Lançamento de livro
Pesquisas em Assentamentos do MST em Santa Catarina:
desafios na produção de conhecimento de profissionais militantes
Organização: Camila Munarini; Edilaine Aparecida Vieira; Elodir Lourenço de Souza; Fabiana Fátima Cherobin; Franciele Fabris; Raquel Forchesatto; Roseli Borowicc.
Editora Appris
Ano 2021

11 DEZ 2020

Lançamento de livro
Ensinando e Aprendendo História:
Manuais didáticos, diálogos e(m) formação docente
Autor: Osvaldo Rodriguez Júnior
Editora: EdUFMT

11-13 SET 2019

Participantes do NPPD na 15th IARTEM Conference “Researching Textbooks and Educational Media from multiples perspectives: Analysing the texts, studying their use, determining their impacts”, UCL University College, Odense, Denmark.

26-28 JUL 2018

Participantes do NPPD ao final da Conferencia Regional IARTEM para América Latina “Libros de texto y médios de enseñanza em los distintos niveles del sistema educativo. Presencias,ausências, encuentros y desencuentros”. Universidade de Buenos Aires, Argentina.

27-29 SET 2017

Participantes do NPPD na 14th IARTEM Conference  “Changing media – changing schools?”, realizada na Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal.