- Pesquisas sobre manuais escolares no Brasil (1985-2017): estado do conhecimento.
O projeto dá continuidade aos estudos desenvolvidos desde 2006 com apoio do CNPq na modalidade de Bolsa Produtividade, nos quais os Manuais Escolares constituem-se em tema e objeto central de estudo, cujos resultados apontaram a procedência e a necessidade de realizar um estado do conhecimento produzido sobre o tema no Brasil, a partir da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985, até 2017 quando decreto presidencial alterou características e finalidades do programa existente, dispondo sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Apoia-se na produção coletiva já existente no NPPD, com a participação de colaboradores. O objetivo do projeto é realizar o mapeamento e a análise de parte da produção científica sobre o tema dos Manuais escolares no Brasil, no período de 1985 a 2017, tomando como corpus documental dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino, trabalhos publicados em Proceedings de eventos científicos nacionais; e artigos de periódicos incluídos no Qualis Capes e disponibilizados on-line. A proposta se insere no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas e se articula a um projeto internacional de investigação sobre o estado da arte da pesquisa sobre manuais escolares.
Início – 2020
Coordenadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
- As culturas escolares e a construção do método de ensino: didática, manuais escolares e formação docente
O projeto articula investigações que têm como objetivo analisar formas de construção do método de ensino, articulando a Didática Geral e as Didáticas Específicas. O projeto se desdobra em ações que se caracterizam como subprojetos a partir de focalizações específicas:
- Subprojeto 1: Focaliza a formação para ensinar a partir dos manuais de Didática Geral e de Didáticas Específicas, publicados no Brasil a partir de 1890 e destinados à formação de professores nas escolas normais e posteriormente em cursos de nível superior. Também são estudados os manuais para professores que acompanham os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (até 2017). Tem como objetivos a localização, identificação e análise dos manuais. De forma relacionada e derivada, neste subprojeto estão inseridos estudos que focalizam os processos de formação inicial e continuada de professores.
- Subprojeto 2: Definido no campo da Manualística, focaliza processos de produção , circulação e uso de manuais e outros recursos didáticos, em escolas urbanas e em escolas do campo. Privilegia-se a relação dos manuais com outros elementos da escolarização e da vida escolar. Parte substancial das ações deste subprojeto tem sido desenvolvida com recursos de Bolsa Produtividade em Pesquisa (CNPq) desde 2007 e outros editais de apoio à pesquisa.
- Subprojeto 3: Focaliza os processos de produção de conhecimento no campo educacional, em duas vertentes principais: a) estudos de revisão, do tipo estado do conhecimento ou estado da arte, em temáticas correlacionadas aos demais projetos desenvolvidos; b) estudos sobre abordagens de pesquisa sobre as práticas escolares, em especial as etnográficas e colaborativas.
Início desta fase do projeto: 2020
Coordenadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Financiador(es): CNPQ, CAPES, Fundação Araucária – Bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
- Da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
O projeto, aprovado no Edital Universal CNPq 2018, sustenta-se na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar. Os objetivos do projeto estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. O projeto situa-se no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas e articula pesquisadores de outras instituições, em diferentes disciplinas escolares (UTFPR- Campus Curitiba, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física/GEPEF/UTFPR; IFPR – Campus Curitiba, por meio do Grupo de Pesquisa CNPq Ensino e aprendizagem de História/IFPR; pesquisadores da Escola de Ensino Médio Paulo Freire); pesquisadores em formação (IC, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).
Início: 2019
Integrantes: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia (Coordenadora)/ Nilson Marcos Dias Garcia/ Leilah Santiago Bufrem/ Edilson Aparecido Chaves/ Edilaine Aparecida Vieira/Guilherme Gabriel Balande Romanelli/ Alceu Zoia.
Financiador(es): CNPQ, CAPES – Auxilio à Pesquisa e Bolsas de Iniciação Científica.
- Professores, jovens alunos e relações com os livros didáticos: estudo etnográfico sobre a produção de aulas no Ensino Médio.
Os objetivos estão articulados em torno do estudo empírico em escolas de Ensino Médio, na perspectiva de estudos em caso (Garcia, 2011) utilizando a abordagem etnográfica, com observação participante, entrevistas e análise documental. Os sujeitos colaboradores são professores de escolas públicas urbanas e do campo que participam de atividades relacionadas aos manuais e mídias educativas propostas pelo NPPD. Inclui-se também a colaboração de jovens alunos, visto que as pesquisas realizadas evidenciaram a disponibilidade de participação, a qualidade e riqueza das avaliações feitas por esses sujeitos aos livros didáticos que utilizam.
Início: 2016
Coordenadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Colaboradores: Edilson Aparecido Chaves/ Edilaine Aparecida Vieira
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsas.