Projeto Recriando Histórias

Recriando Histórias 
Materiais didáticos e cultura local (Pesquisa e Extensão)

Coordenação
Tânia Maria F. Braga Garcia e Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
Colaboradoras: Jussara Braga (produção de texto) e Cristiane Atta (projetos editoriais/gráficos)
Apoio: Bolsistas de extensão (UFPR)

Desenvolvido entre 1997 e 2018, o projeto articula ensino, pesquisa e extensão em atividade de formação continuada de professores de ensino fundamental. Foi estruturado a partir de metodologia de ensino de História que toma como fontes os documentos em estado de arquivo familiar. Seu objetivo era desenvolver atividades de apoio aos Municípios na discussão sobre conteúdos, métodos e materiais para ensinar a História Local.

A comunidade escolar e local foi envolvida na coleta de documentos e objetos que foram trabalhados nas aulas de História. Classificados e selecionados, eles passaram a compor um acervo que deu origem a livros didáticos para as escolas municipais, recriando a História da localidade.

O Projeto Recriando Histórias foi desenvolvido por meio de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Paraná (por meio do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas e do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica) e quatro municípios localizados na Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Campina Grande do Sul, Araucária e São José dos Pinhais. 

A proposta respondeu à demanda dos professores das séries iniciais com  dos sistemas de ensino quanto às alternativas metodológicas e a materiais para ensinar a História Local, exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Síntese das ações desenvolvidas:

 a) Atividades preparatórias: encontro com professores e com a administração do sistema de ensino para estruturação conjunta do projeto.

b) Seleção, na Proposta Curricular do Município, dos temas a serem desenvolvidos nas ações de formação e nas aulas de História.

c) Realização de encontros mensais com professores, como parte de um programa de formação continuada.

c) Produção de atividades didáticas pelos professores, para a “captação de conteúdos” por meio da coleta, pelos alunos e pela comunidade escolar, de documentos e objetos guardados em estado de arquivo familiar.

d) Desenvolvimento de propostas para as aulas de História, investigando elementos do pensamento histórico dos alunos, propondo atividades didáticas para explorar os documentos e objetos trazidos pelos alunos e professores, ampliando o conhecimento do tema com outros documentos e textos historiográficos e avaliando as transformações nas ideias históricas dos alunos.

e) Organização e seleção dos documentos e materiais para a produção de um livro.

f) Acompanhamento e avaliação do uso do livro nas escolas.